sM - Alumiglass - Logo Alumiglass sem o laço-01

COMO UTILIZAR O ESTILO INDUSTRIAL NA DECORAÇÃO DE SUA COZINHA? 

Decorar uma cozinha no estilo industrial é uma ótima escolha para quem gosta de um visual moderno, robusto e minimalista. Esse estilo se inspira em espaços industriais transformados em lofts, fábricas e armazéns, incorporando elementos como metais expostos, concreto, madeira rústica e tons neutros. Adicionalmente, é uma característica normal do design incluir tubulações visíveis e elementos antigos, que contribuem para um acréscimo de refinamento à estética do ambiente.

Como surgiu o estilo industrial?

Hoje em dia, cada vez mais a decoração industrial se faz presente dentro dos estilos arquitetônicos atuais, esse estilo criou suas raízes no final do século XIX e início do século XX em Nova Iorque, começou a ganhar destaque quando, após a crise da década de 20 muitas fábricas, armazéns e edifícios industriais foram sendo abandonados ou desativados, deixando espaços vazios que ao longo do tempo passaram a ser transformados em lofts modernos

O estilo industrial conquistou uma aceitação e reconhecimento surpreendentes, conquistando cada vez mais seguidores ao redor do mundo. Esse movimento acabou por tornar obsoleta a ideia de que o design de interiores e a arquitetura eram compostos exclusivamente por ornamentos delicados e detalhes excessivamente trabalhosos e caros.

A essência das raízes industriais é justamente a preservação de várias características provenientes das antigas instalações fabris, incluindo paredes de tijolos à vista, a exposição de canos e tubulações, o uso de acabamentos metálicos envelhecidos como o aço corten, o cimento queimado e até mesmo o uso de lajes rústicas com suas nervuras à mostra. Inicialmente, a exposição de canos e estruturas metálicas não era algo intencional, mas atualmente, essa estética é abraçada por muitos designers.

Quais são as características do estilo industrial?

O estilo industrial não apenas reflete uma maneira de viver, mas também representa a cultura do desenvolvimento sustentável, enfatizando a economia de recursos e a reutilização de materiais. Em contraste com a ornamentação clássica, o design industrial busca criar ambientes que lembram a estética rústica, evitando o exagero de elementos rudimentares para não sobrecarregar os espaços. 

Como decorar uma cozinha no estilo industrial?

Entrar no mundo de projetar uma cozinha no estilo industrial é como adentrar um mundo criativo, pois cada lugar terá uma decoração exclusiva. Ter um profissional especializado no assunto pode ser um bom ponto para esse tipo de decoração para entender quais são os elementos essenciais que não podem faltar em seu projeto e outro ponto benéfico neste tipo de projeto é a possibilidade de instalar móveis planejados e personalizados para cada necessidade. 

Acompanhe abaixo algumas dicas para dar os primeiros passos para decorar a sua cozinha com estilo industrial.

Use canos e tubulações

Nada define mais a estética industrial do que a presença de canos e tubulações à mostra. Aqui, o lema é mergulhar de cabeça nesses detalhes, transformando circuitos elétricos e sistemas hidráulicos em detalhes principais na composição visual do estilo industrial.

Essas estruturas, são tipicamente escuras e feitas em metal, e criam contrastes ótimos com azulejos em tons mais suaves. É interessante também a composição com torneiras e registros de aspecto rústico, esses elementos consolidam muito bem a criação de ambientes com um toque industrial.

Utilize cores e texturas

Nas moradias onde a principal decoração é a industrial moderna, é muito valorizada a variedade de texturas – o metal, o couro, o concreto e as cores marcantes, como o cinza e o preto, entram em cena.

A mobília também participa da cena, com suas linhas elegantes e geometria é um dos itens principais e dão um toque minimalista para essa estética industrial. 

Brinque com Cores Vibrantes para Harmonizar 

Injetar energia no ambiente é uma jogada de mestre – para criar harmonia no ambiente, acessórios de tons vibrantes são ótimos aliados para descontrair a presença marcante dos metais expostos e conferem vitalidade à cozinha.

Invista em iluminação

A iluminação é o fator principal do espetáculo que é o estilo industrial. Uma ótima opção é utilizar trilhos iluminados, luminárias metálicas e as lâmpadas com filamento de carbono, principalmente com luzes amareladas.

Esses elementos criam uma iluminação envolvente, com ótimas sombras. Outro ponto importante para intensificar a luminosidade dos ambientes neste estilo são as grandes janelas de vidro, feitas com molduras de ferro, ou porta rústicas, que podem ser suas parceiras na hora de iluminar, explorando ao máximo a luz do dia.

Utilize madeiras rústicas e naturais

No estilo industrial, a madeira rústica ou em sua forma natural é como uma marca registrada. O piso, as bancadas e até mesmo a mesa de jantar podem ser feitos de madeira maciça. Armários planejados e prateleiras também se curvam a essa estética.

O marrom da madeira se encaixa perfeitamente com outros elementos decorativos como o ferro e o aço inoxidável, e traz uma sensação calorosa e acolhedora no ambiente.

Transforme as paredes

A combinação entre paredes e tintas é essencial para a cozinha industrial. É interessante utilizar também uma parede de tijolinhos e apostar em tons acinzentados no ambiente. Outra opção é a textura do cimento, que fica em ótima harmonia com a composição. Texturas mais grossas conferem um charme a mais quando combinados com um balcão ou uma prateleira com cores mais vivas.

Invista em plantas

A vegetação é um equilíbrio e harmonia para o ambiente. Suas cores entram num contraste com as cores escuras e com o concreto, e trazem por completo uma cozinha personalizada e exclusiva. Não só visualmente, as plantas também deixam o ambiente fresco e purifica o ambiente.

A cozinha no estilo industrial já é uma verdadeira tendência, uma estrela que os corações de muitos almejam quando reformam seus lares. Além do charme, o ambiente ganha uma dose de elegância, ideal para quem quer um cômodo inovador e moderno. 

LINHA FRAME

A Linha Frame, foi criada como uma linha de estruturas metálicas multifuncionais produzida em alumínio. Ela adapta de forma versátil a diferentes ambientes e em diversos formatos, proporcionando liberdade ao aflorar a criatividade e possibilitando a criação desde uma mesa de centra até grandes prateleiras para cozinha.

CONHEÇA OUTROS CONTEÚDOS